Gameby: O Guia Definitivo para o Console Portátil Clássico
Se você cresceu nos anos 90, é provável que tenha boas lembranças de jogar com um Gameby, o icônico console portátil que revolucionou os jogos portáteis. Esteja você pegando Pokémon, limpando linhas de Tetris ou explorando Hyrule, você estava se divertindo muito com seu Gameby.
gameby
Mas você sabia que ainda pode aproveitar esses jogos clássicos hoje, mesmo que não tenha um console Gameby funcionando? Graças à tecnologia moderna, você pode jogar jogos Gameby em vários dispositivos, como seu PC, smartphone, tablet ou até mesmo seu Nintendo Switch.
Neste artigo, daremos tudo o que você precisa saber sobre o Gameby, desde sua história e evolução até seus melhores jogos e como jogá-los em diferentes dispositivos. No final deste artigo, você estará pronto para reviver suas memórias de infância ou descobrir novas com Gameby.
História do Gameby
O Gameby foi lançado pela primeira vez no Japão em 21 de abril de 1989, pela Nintendo, a mesma empresa que criou o popular console doméstico NES. O nome "Game Boy" foi cunhado pelo gerente de marketing da Nintendo, Don James, que queria um nome simples e cativante que atraísse os meninos.
O Game Boy original era um console portátil de 8 bits que tinha uma tela LCD monocromática, quatro botões (A, B, Iniciar, Selecionar), um teclado direcional, um fone de ouvido, um dial de volume, um dial de contraste, uma porta de alimentação externa e um slot para cartucho. Funcionou com quatro pilhas AA que duraram cerca de 10 horas Estes são apenas alguns dos muitos acessórios para Game Boy que foram lançados ao longo dos anos. Alguns deles eram úteis, alguns deles eram divertidos e alguns deles eram simplesmente estranhos. Mas todos eles adicionaram algo à experiência do Game Boy e a tornaram mais divertida e diversificada.
Como jogar jogos de Game Boy em diferentes dispositivos
Por mais que gostemos do console Game Boy original, temos que admitir que não é muito conveniente ou prático jogar com ele hoje em dia.O console é volumoso, a tela é pequena, as baterias são caras e os jogos são difíceis de encontrar. Felizmente, existem outras maneiras de jogar jogos de Game Boy em diferentes dispositivos, como emuladores, ROMs e outros dispositivos. Vamos dar uma olhada em cada uma dessas opções e ver como elas funcionam.
Consola original de Game Boy
Se você quiser jogar jogos de Game Boy no console original, precisará de algumas coisas: um console de Game Boy funcional, um cartucho de Game Boy e quatro pilhas AA. Você também precisará de uma boa fonte de iluminação, pois a tela não possui luz de fundo. Para jogar, basta inserir o cartucho no slot na parte de trás do console, ligar o botão liga/desliga, ajustar o dial de contraste e aproveitar.
Jogar no console Game Boy original tem algumas vantagens e desvantagens. Por um lado, você experimenta os jogos como eles devem ser jogados, com gráficos, sons e controles autênticos. Você também pode se sentir nostálgico e apreciar a simplicidade e o charme do console. Por outro lado, você tem que lidar com algumas desvantagens, como baixa resolução, paleta de cores limitada, baixa qualidade de som e bateria de curta duração. Você também deve ter cuidado com o console e os cartuchos, pois eles podem ser danificados ou perdidos facilmente.
Se você deseja comprar ou vender consoles e jogos originais do Game Boy, pode conferir plataformas online como eBay, Amazon ou Craigslist. Você também pode visitar lojas de jogos locais ou mercados de pulgas que podem ter algum estoque antigo ou itens de segunda mão. No entanto, esteja preparado para pagar um preço alto por alguns jogos raros ou populares, pois eles podem ser muito caros e difíceis de encontrar. Emuladores e ROMs
Se você quiser jogar jogos de Game Boy em seu PC, smartphone, tablet ou outros dispositivos, precisará usar emuladores e ROMs. Emuladores são programas de software que imitam o hardware e o software do console original, permitindo rodar jogos em diferentes plataformas.ROMs são cópias digitais dos cartuchos do jogo, que você pode baixar da internet ou criar a partir de seus próprios cartuchos usando um dispositivo chamado flash cart.
Para jogar usando um emulador e uma ROM, primeiro você precisa baixar e instalar o emulador de sua escolha em seu dispositivo. Existem muitos emuladores disponíveis para diferentes plataformas, como VisualBoyAdvance para PC, My Boy! para Android, GBA4iOS para iOS, etc. Você pode encontrá-los em vários sites ou lojas de aplicativos, mas verifique se são seguros e confiáveis. Em seguida, você precisa baixar ou criar a ROM do jogo que deseja jogar. Você também pode encontrar ROMs em vários sites, mas tome cuidado com a legalidade e a qualidade delas. Algumas ROMs podem estar corrompidas, incompletas ou infectadas com vírus. Depois de ter o emulador e a ROM, basta carregar a ROM no emulador e começar a jogar.
Jogar em emuladores e ROMs tem algumas vantagens e desvantagens. Por um lado, você pode aproveitar os jogos em uma tela maior, com melhores gráficos, som e controles. Você também pode acessar uma enorme biblioteca de jogos gratuitos ou baratos e personalizar sua experiência de jogo com várias opções e recursos. Por outro lado, você precisa lidar com alguns problemas, como compatibilidade, desempenho e legalidade. Alguns jogos podem não funcionar bem ou não funcionar em alguns emuladores ou dispositivos. Alguns emuladores podem ter bugs ou falhas que afetam a jogabilidade. E algumas ROMs podem ser ilegais ou antiéticas para baixar ou usar sem permissão dos criadores ou proprietários originais. Outros dispositivos
Se você quiser jogar jogos de Game Boy em outros dispositivos que não sejam emuladores ou ROMs, você também tem algumas opções. Por exemplo, você pode jogar jogos de Game Boy no seu Nintendo Switch, se tiver uma assinatura do Nintendo Switch Online. A assinatura dá acesso a uma biblioteca de jogos clássicos de NES e SNES, bem como alguns jogos de Game Boy, como Super Mario Land, The Legend of Zelda: Link's Awakening e Pokemon Puzzle Challenge.Você pode jogar esses jogos na TV ou em qualquer lugar, com os mesmos gráficos e som do console original.
Outra opção é usar um Raspberry Pi, um computador pequeno e barato que pode rodar vários sistemas operacionais e programas. Você pode instalar um software chamado RetroPie em seu Raspberry Pi, que o transforma em uma máquina de jogos retrô que pode rodar jogos de vários consoles, incluindo Game Boy. Você pode conectar seu Raspberry Pi a um monitor, um teclado, um mouse e um controlador e se divertir jogando jogos de Game Boy em uma tela grande.
Jogar em outros dispositivos tem algumas vantagens e desvantagens. Por um lado, você pode jogar jogos de Game Boy em dispositivos modernos e convenientes, com gráficos e som de alta qualidade. Você também pode desfrutar de alguns recursos e benefícios extras, como multiplayer online, economia na nuvem, conquistas, etc. Por outro lado, você deve pagar por alguns desses dispositivos ou serviços, como a assinatura do Nintendo Switch Online ou o Raspberry Pi hardware. Você também tem que lidar com algumas limitações ou restrições, como a disponibilidade de jogos, a compatibilidade dos controladores, a qualidade da emulação, etc.
Melhores jogos de Game Boy de todos os tempos
O Game Boy teve uma longa e bem-sucedida vida útil, de 1989 a 2003. Nesse período, teve mais de 1.000 jogos lançados para ele, abrangendo vários gêneros e estilos. Alguns desses jogos eram títulos originais, enquanto outros eram versões ou adaptações de jogos existentes de outros consoles ou plataformas. Alguns desses jogos eram medíocres ou esquecíveis, enquanto outros eram inovadores ou lendários.
É difícil escolher os melhores jogos de Game Boy de todos os tempos, pois pessoas diferentes podem ter preferências e opiniões diferentes. No entanto, com base em alguns critérios como popularidade, vendas, críticas, prêmios, influência e experiência pessoal, selecionamos alguns dos jogos de Game Boy mais notáveis e amados que você definitivamente deveria experimentar. Aqui estão alguns dos melhores jogos de Game Boy de todos os tempos.
Série Pokémon
A série Pokémon é indiscutivelmente a franquia mais bem-sucedida e influente da história dos jogos. Tudo começou com Pokemon Red and Blue (ou Green no Japão) em 1996 para o Game Boy, que introduziu o conceito de captura, treinamento, batalha e troca de centenas de criaturas diferentes chamadas Pokemon. Os jogos foram um sucesso instantâneo em todo o mundo, gerando inúmeras sequências, spin-offs, adaptações, mercadorias e um fenômeno cultural.
A série Pokemon é uma das melhores razões para jogar jogos de Game Boy hoje. Os jogos são divertidos, viciantes e recompensadores. Eles oferecem horas de jogo e valor de repetição. Eles atraem jogadores de todas as idades e origens. Eles também têm um forte senso de nostalgia e saudade de muitas pessoas que cresceram com eles.
Para jogar Pokémon no Game Boy ou em outros dispositivos, você precisará de um cartucho ou ROM de Pokémon para cada jogo. Existem muitos jogos Pokémon para Game Boy que você pode escolher, como Pokémon Yellow (que adicionou Pikachu como inicial), Pokémon Gold e Silver (que adicionou uma nova região e 100 novos Pokémon), Pokémon Crystal (que adicionou animações e mais recursos), etc. Você pode experimentar a emoção de capturar seu primeiro Pokémon, explorar a região de Kanto, lutar contra os líderes do ginásio e se tornar o campeão Pokémon. Você também pode negociar e batalhar com outros jogadores usando um cabo de link ou um emulador. Pokemon Red e Blue (ou Green) são os jogos que definiram uma geração e um gênero, e ainda hoje são divertidos e divertidos.
tetris
Tetris é um dos jogos mais simples e viciantes já feitos. Foi criado por um programador russo chamado Alexey Pajitnov em 1984, e se tornou uma sensação mundial quando foi empacotado com o Game Boy em 1989.O jogo consiste em mover e girar diferentes formas de blocos, chamados tetrominós, que caem de cima para baixo da tela. O objetivo é criar linhas horizontais completas de blocos sem deixar lacunas. O jogo termina quando os blocos atingem o topo da tela e impedem que novos blocos caiam.
Tetris é um dos melhores jogos para jogar no Game Boy ou em qualquer outro dispositivo. O jogo é fácil de aprender, mas difícil de dominar. É desafiador, gratificante e relaxante. Pode ser jogado por alguns minutos ou algumas horas. Pode ser jogado sozinho ou com amigos. Pode ser reproduzido em qualquer dispositivo, com qualquer controlador e com qualquer som ou música. Tetris é um jogo atemporal que nunca fica velho ou chato.
Para jogar Tetris no Game Boy ou em outros dispositivos, você precisará de um cartucho Tetris ou ROM para cada jogo. Existem muitos jogos Tetris para Game Boy que você pode escolher, como Tetris DX (que adicionou cores e mais modos), Tetris Attack (que adicionou elementos de quebra-cabeça e personagens), Tetris Blast (que adicionou bombas e explosões), etc. Você pode desfrutar da jogabilidade pura e simples do Tetris, com seus gráficos, som e música icônicos. A Lenda da Série Zelda
A série Legend of Zelda é uma das franquias mais aclamadas e influentes da história dos jogos. Foi criado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka em 1986 para o NES, e introduziu o conceito de um jogo de aventura em mundo aberto com um cenário de fantasia, um protagonista heróico e uma princesa misteriosa. Os jogos são conhecidos por suas histórias épicas, jogabilidade rica, belos gráficos e música memorável.
A série Legend of Zelda é uma das melhores razões para jogar jogos de Game Boy hoje. Os jogos são divertidos, envolventes e desafiadores. Eles oferecem horas de exploração, resolução de quebra-cabeças, combate e descoberta.Eles atraem jogadores de todas as idades e origens. Eles também têm um forte senso de nostalgia e admiração por muitas pessoas que cresceram com eles.
Para jogar os jogos Legend of Zelda no Game Boy ou em outros dispositivos, você precisará de um cartucho ou ROM Legend of Zelda para cada jogo. Existem muitos jogos Legend of Zelda para Game Boy que você pode escolher, como The Legend of Zelda: Link's Awakening (que foi o primeiro jogo Zelda portátil e tinha uma história e cenário únicos), The Legend of Zelda: Oracle of Seasons e Oracle of Ages (que eram dois jogos interconectados que tinham mecânicas de jogo e recursos diferentes), The Legend of Zelda: The Minish Cap (que foi o último jogo Game Boy Advance e tinha um estilo de arte e jogabilidade encantadores), etc. escolha um jogo que represente o melhor da série para Game Boy, recomendamos The Legend of Zelda: Link's Awakening, pois é uma obra-prima que combina os melhores elementos da série com um toque novo e original. Outros jogos
Claro, existem muitos outros ótimos jogos para Game Boy que não mencionamos, mas que merecem ser jogados e apreciados. Aqui estão alguns deles, sem nenhuma ordem específica:
Jogo
Descrição
Super Mário Land
O primeiro jogo Mario para Game Boy, que introduziu novos inimigos, power-ups e mundos, como o submarino e o avião.
A Terra dos Sonhos de Kirby
O primeiro jogo de Kirby, que introduziu o lindo e poderoso puffball rosa que pode inalar inimigos e voar.
Donkey Kong
Um remake do clássico jogo de arcade, que adicionou novos níveis, quebra-cabeças e mecânica, como o backflip e o pino.
Wario Land: Super Mario Land 3
O primeiro jogo Wario, que apresentava o rival ganancioso e travesso de Mario como protagonista, que pode usar sua carga de ombro, libra no chão e vários chapéus para coletar tesouros.
Mega Man: A Vingança do Dr. Wily
O primeiro jogo Mega Man para Game Boy, que combinou elementos dos jogos de NES, como os mestres de robôs, as armas e os estágios.
Metroid II: O Retorno de Samus
A sequência do jogo NES, que seguiu a caçadora de recompensas Samus Aran enquanto ela caçava os Metroids em seu planeta natal.
Aventura Final Fantasy
O primeiro jogo da série Mana, que foi um spin-off da série Final Fantasy. Era um RPG de ação com sistema de combate em tempo real e menu circular.
Castlevania II: A Vingança de Belmont
O segundo jogo Castlevania para Game Boy, que melhorou em relação ao primeiro com melhores gráficos, som e jogabilidade. Seguiu Christopher Belmont enquanto ele lutava contra Drácula e seus asseclas.
Estes são apenas alguns dos muitos outros jogos que você pode jogar no Game Boy ou em outros dispositivos. Eles são todos divertidos, desafiadores e memoráveis. Eles mostram a diversidade e a criatividade da biblioteca do Game Boy. Vale a pena jogar hoje.
Conclusão
Neste artigo, demos a você tudo o que você precisa saber sobre o Game Boy, desde sua história e evolução até seus melhores jogos e como jogá-los em diferentes dispositivos. Esperamos que você tenha aprendido algo novo e interessante sobre este console portátil clássico. Também esperamos que você tenha se inspirado a experimentar alguns jogos do Game Boy ou revisitar alguns dos antigos favoritos.
Game Boy é mais do que apenas um console. É um pedaço da história e da cultura dos jogos. É uma fonte de nostalgia e alegria. É uma prova do poder da imaginação e da inovação. É um menino de jogo.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas e respostas comuns sobre o Game Boy:
P: Quantos modelos de Game Boy existem?
R: Existem seis modelos principais de Game Boy: o Game Boy original (1989), o Game Boy Pocket (1996), o Game Boy Light (1998), o Game Boy Color (1998), o Game Boy Advance (2001) e o Game Boy Advance SP (2003).Existem também algumas variações e edições especiais desses modelos, como o Game Boy Micro (2005), o Game Boy Camera (1998) e o Game Boy Printer (1998).
P: Quantos jogos de Game Boy existem?
R: Existem mais de 1.000 jogos lançados para Game Boy em todas as regiões e modelos. O número exato é difícil de determinar, pois alguns jogos eram exclusivos para determinadas regiões ou modelos, alguns jogos foram relançados ou refeitos com títulos ou recursos diferentes, alguns jogos foram cancelados ou não lançados etc.
P: Qual é o jogo de Game Boy mais vendido de todos os tempos?
R: O jogo de Game Boy mais vendido de todos os tempos é o Tetris, com mais de 35 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Foi empacotado com o console Game Boy original na maioria das regiões e se tornou um fenômeno que popularizou tanto o console quanto o jogo. O segundo jogo de Game Boy mais vendido de todos os tempos é Pokémon Red and Blue (ou Green), com mais de 31 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. P: Qual é o jogo de Game Boy mais raro de todos os tempos?
R: O jogo de Game Boy mais raro de todos os tempos é provavelmente Spud's Adventure, um peculiar jogo de ação e aventura lançado em 1991 pela Atlus. O jogo apresenta uma batata chamada Spud que tem que resgatar seus amigos de um feiticeiro do mal. O jogo é muito difícil de encontrar e pode custar até US$ 1.000 ou mais em plataformas online. O jogo também é conhecido como Totsugeki! Mashin Shoujo no Japão e Karamuchou ha Oosawagi! Okawari! na Europa.
P: Qual é o jogo de Game Boy mais longo de todos os tempos?
R: O jogo de Game Boy mais longo de todos os tempos é provavelmente Dragon Warrior III, um RPG lançado em 2001 pela Enix. O jogo é um remake do jogo NES de mesmo nome, que foi a terceira parcela da série Dragon Quest.O jogo apresenta um mundo vasto e aberto, um sistema de classes complexo e personalizável e uma história rica e envolvente. O jogo pode levar até 100 horas ou mais para ser concluído, dependendo de quanto você explorar e fazer missões secundárias.
P: Qual é o jogo de Game Boy mais difícil de todos os tempos?
R: O jogo de Game Boy mais difícil de todos os tempos é provavelmente Battletoads, um jogo beat 'em up lançado em 1991 pela Rare. O jogo é uma porta do jogo NES de mesmo nome, que era notório por seu alto nível de dificuldade e jogabilidade implacável. O jogo apresenta três sapos antropomórficos que precisam abrir caminho através de vários níveis e inimigos, como ratos, porcos, cobras, robôs, etc. 0517a86e26
Comments